Cursos e Assessorias

Organizamos vários cursos rápidos sobre temas referentes à psicologia da Vida Religiosa e Sacerdotal. Sempre de acordo com as necessidades e demandas dos vários setores da Igreja, tendo como público-alvo os superiores/as e coordenadores/as de comunidades religiosas; os Formadores/as à Vida Religiosa e ao Serviço Presbiteral; bem como, aos formandos/as e demais interessados.

Nossos cursos, assessorias e orientações também podem ser organizados de acordo com necessidades específicas das instituições, religiosas ou não. São atividades direcionadas para atender às demandas próprias de cada grupo.

Atividades em 2022

Atividades em 2021

Grupo Psicanalítico de Discussão

Objetivo: É um espaço de compartilhamento horizontal de ideia, saberes para a construção coletiva de conhecimento, inspirado nos grupos operativos de Pichon-Riviére e realizado após um disparador comum, que pode ser um texto, um filme, música ou apresentação de um evento. De maneira democrática, tais grupos estimulam a circulação do saber de cada participante, despertam associações e constroem novo conhecimento a partir do estímulo compartilhado.

Total de inscritos: 8

  • Módulo 1

    • 19/10/2021

    • Equipe de psicólogos do ITA

  • Módulo 2

    • 26/10/2021

    • Equipe de psicólogos do ITA

  • Módulo 3

    • 09/11/2021

    • Equipe de psicólogos do ITA

O espectro Temático da Psicologia Científica da Religião à Luz das Neurociências

Bate-papo presencial

Objetivo: Seriam a neurociências um novo paradigma para a concepção das ciências psi, em especial da psicologia da religião, no século 21? Texto de referência: Caítulo IV do livro “O espectro Temático da Psicologia Científica da Religião à Luz das Neurociências”, do Prof. Dr. Edenio Valle.

Feminino & Masculino
Uma construção sociocultural?

Curso ONLINE através da plataforma Google Meet

Objetivo: Aqui vai um parágrafo com a descrição do curso

Total de inscritos: 26

Psicologia e Religião: as duas faces da alma

Bate-papo presencial

Objetivo: Debater as diferenças e as afinidades entre as manifestações espirituais e psicológicas. O texto base para as reflexões foi a cartilha virtual Psicologia e Religião, elaborada pelo Laboratório de Psicologia da Religião do Laboratório de Psicologia e Religião da USP.

Total de inscritos: 216

  • 27/05/2021

    Dra. Fátima Regina Machado

    Wellington Zangari

Desafios e Aprendizados no Trabalho Missionário e Pastoral

Bate-papo ONLINE através da plataforma Google Meet

Objetivo: Debater os critérios para que o encontro com o outro na atividade evangélica seja eficiente. O texto base para as reflexões foi a encíclica Fratelli Tutti, do papa Francisco.

Total de inscritos: 72

Atividades em 2020

Atividades em 2019

Sofrimento Psíquico na Atualidade
Na Vida Religiosa Consagrada e Sacerdotal

Curso ONLINE através da plataforma Google Meet

Objetivo: Aqui vai um parágrafo com a descrição do curso

O Sofrimento Emocional e Afetivo na Saúde Mental
Na Vida Religiosa Consagrada e Sacerdotal

Curso presencial

Objetivo: Uma abordagem sobre aspectos emocionais e afetivos dolorosos que privam o humano de ser e, quando não tratados, podem levar a graves consequências na saúde mental.

Suicídio no sacerdócio: vamos conversar sobre isso?

Curso presencial

Objetivo: A vivência confusa de sentimentos, a solidão e as expectativas depositadas pela família e comunidade revelam as situações conflitivas que sacerdotes e religiosos precisam enfrentar. Será que eles são capacitados para enfrentar isso sozinhos?

chevron_leftVoltar