Cursos y Asesoramiento

Organizamos varios cursos cortos sobre temas relacionados con la Psicología de la Vida. Religiosos y sacerdotales. Siempre acorde a las necesidades y demandas del varios sectores de la Iglesia, dirigidos a los superiores y coordinadores de comunidades religiosas; Entrenadores para la vida religiosa y al Servicio Sacerdotal; así como a los aprendices y otras partes interesadas.

Nuestros cursos, asesoramiento y orientación también se pueden organizar en consecuencia. con necesidades específicas de instituciones, religiosas o no. Son actividades encaminadas a satisfacer las demandas de cada grupo.

Atividades em 2022

Atividades em 2021

Grupo Psicanalítico de Discussão

Objetivo: É um espaço de compartilhamento horizontal de ideia, saberes para a construção coletiva de conhecimento, inspirado nos grupos operativos de Pichon-Riviére e realizado após um disparador comum, que pode ser um texto, um filme, música ou apresentação de um evento. De maneira democrática, tais grupos estimulam a circulação do saber de cada participante, despertam associações e constroem novo conhecimento a partir do estímulo compartilhado.

Total de inscritos: 8

  • Módulo 1

    • 19/10/2021

    • Equipe de psicólogos do ITA

  • Módulo 2

    • 26/10/2021

    • Equipe de psicólogos do ITA

  • Módulo 3

    • 09/11/2021

    • Equipe de psicólogos do ITA

O espectro Temático da Psicologia Científica da Religião à Luz das Neurociências

Bate-papo presencial

Objetivo: Seriam a neurociências um novo paradigma para a concepção das ciências psi, em especial da psicologia da religião, no século 21? Texto de referência: Caítulo IV do livro “O espectro Temático da Psicologia Científica da Religião à Luz das Neurociências”, do Prof. Dr. Edenio Valle.

Feminino & Masculino
Uma construção sociocultural?

Curso ONLINE através da plataforma Google Meet

Objetivo: Aqui vai um parágrafo com a descrição do curso

Total de inscritos: 26

Psicologia e Religião: as duas faces da alma

Bate-papo presencial

Objetivo: Debater as diferenças e as afinidades entre as manifestações espirituais e psicológicas. O texto base para as reflexões foi a cartilha virtual Psicologia e Religião, elaborada pelo Laboratório de Psicologia da Religião do Laboratório de Psicologia e Religião da USP.

Total de inscritos: 216

  • 27/05/2021

    Dra. Fátima Regina Machado

    Wellington Zangari

Desafios e Aprendizados no Trabalho Missionário e Pastoral

Bate-papo ONLINE através da plataforma Google Meet

Objetivo: Debater os critérios para que o encontro com o outro na atividade evangélica seja eficiente. O texto base para as reflexões foi a encíclica Fratelli Tutti, do papa Francisco.

Total de inscritos: 72

Atividades em 2020

Atividades em 2019

Sofrimento Psíquico na Atualidade
Na Vida Religiosa Consagrada e Sacerdotal

Curso ONLINE através da plataforma Google Meet

Objetivo: Aqui vai um parágrafo com a descrição do curso

O Sofrimento Emocional e Afetivo na Saúde Mental
Na Vida Religiosa Consagrada e Sacerdotal

Curso presencial

Objetivo: Uma abordagem sobre aspectos emocionais e afetivos dolorosos que privam o humano de ser e, quando não tratados, podem levar a graves consequências na saúde mental.

Suicídio no sacerdócio: vamos conversar sobre isso?

Curso presencial

Objetivo: A vivência confusa de sentimentos, a solidão e as expectativas depositadas pela família e comunidade revelam as situações conflitivas que sacerdotes e religiosos precisam enfrentar. Será que eles são capacitados para enfrentar isso sozinhos?

chevron_leftRegresar